4 cuidados que você precisa ter com o seu carro

26/11/2018

Quais os cuidados você tem com o seu carro? Fazer as revisões periódicas é fundamental, mas alguns itens precisam ser revisados com mais frequência. Por isso, listamos abaixo quatro cuidados essenciais que você deve ter para manterseu carro em bom estado.

Calibragem dos pneus

Manter a calibragem correta dos pneus evita o desgaste irregular e impede que os amortecedores e a suspensão sejam mais exigidos que o necessário. Você pode fazer a calibragem em um posto de combustível ou em uma oficina. O ideal é realizar o procedimento sempre nas primeiras horas do dia e em um local próximo à sua casa. Assim você evita que o pneu se expanda com o calor da rodagem, o que pode alterar a calibragem inserida nos pneus.

Calibre os pneus pelo menos uma vez por semana e não esqueça do estepe. Para saber a calibragem correta a ser inserida, verifique o manual do veículo ou a indicação no pneu.

Nível da água e do óleo

car-engine-1548434_1280.jpg

Com o carro desligado e o motor frio, verifique o nível de água e óleo no motor, uma vez por semana. Para medir o óleo, retire a vareta do compartimento, limpe-a com um jornal ou estopa e reinsira no local. Puxe de volta e verifique o nível do óleo. Ele deve estar entre as duas marcas da vareta e a cor não pode ser muito escura.

Já o nível de água deve ser observado considerando a marca que há no compartimento. Se o nível estiver baixo, complete até o local indicado com água da torneira ou mineral.

Caso perceba algo anormal, como o óleo escuro ou fora de nível, leve seu carro para revisão imediatamente. Pode ser um problema simples e fácil de resolver, mas que pode acabar causando um estrago grande se não for sanado com urgência.

Luzes externas

Esse é um item fundamental, mas que muitos motoristas esquecem de verificar. Como ficamos sempre dentro do carro, é difícil perceber quando uma das luzes queima. Por isso, verifique as luzes externas com a ajuda de alguém. Acenda cada uma das luzes e teste combinações das luzes, como o pisca da esquerda e a luz do freio, o pisca alerta e o farol de neblina etc.

Manter as luzes funcionando corretamente é essencial para sua segurança e para os demais veículos que circulam nas ruas e estradas. Lembre-se, ainda, que rodar com alguma luz queimada gera multa.

Limpadores de vidros

car-2607059_1280.jpg

É muito comum os motoristas esquecerem de verificar os limpadores dos vidros. Isso porque podemos passar longos períodos sem utilizar esse item. Se este é o seu caso, aconselhamos que você teste o mecanismo periodicamente. Despeje um pouco de água no pára-brisas e ligue o limpador. Se a limpeza não for uniforme, é hora de substituir as palhetas limpadoras, pois elas podem estar gastas ou ressecadas.

A frequência de troca varia de acordo com o uso do veículo e a qualidade das palhetas utilizadas. Se o seu carro passa longos períodos no sol, por exemplo, a vida útil desse é menor.

Com esses cuidados simples, você vai rodar com segurança e ainda evita que um problema maior aconteça com seu veículo.

conheça nossas lojas